Vamos jogar um jogo. Acesse o aplicativo Fotos em seu telefone e veja o número total de vídeos e imagens em seu aparelho: todas aquelas lembranças preciosas de férias em família, clipes do seu show favorito e as inúmeras fotos do seu bicho de estimação. Em seguida, abra seu laptop ou desktop e verifique quantos documentos você salvou. Talvez todos os relatórios de pesquisa salvados para defender sua tese de graduação ou uma importante apresentação com slides que você mostrará ao seu chefe na segunda-feira. Se tivesse que adivinhar, você diria que há milhões desses dados no total? Agora imagine se todos eles tivessem desaparecido de repente. O que faria?
Você pode estar pensando: “Isso nunca vai acontecer comigo”. No entanto, essa situação é mais comum do que se imagina. Mais de 60 milhões de computadores terão problemas no mundo este ano. Além disso, mais de 200 mil smartphones são perdidos ou roubados a cada ano. É por isso que estamos comemorando o Dia Mundial do Backup. Queremos mostrar como você pode fazer backup de seus arquivos e encontrar paz de espírito, sabendo que seus dados estão sãos e salvos.
O que são os backups e qual a sua importância?
Uma cópia de segurança é uma cópia separada de seus arquivos e informações digitais importantes e sentimentais. Armazenar todos esses dados em um só lugar, como um computador pessoal ou smartphone, pode ser inseguro. A criação de outra cópia desses dados através de um backup garantirá que eles sejam armazenados e mantidos com segurança em outro lugar, caso seu dispositivo seja apagado ou roubado.
É importante reconhecer que a perda de dados não é algo que só acontece com grandes corporações ou vítimas em filmes de espionagem. Todos são suscetíveis à perda ou roubo de dados. O backup desses dados é um passo simples para proteger todas as suas informações e evitar que os cibercriminosos tomem o que não é deles.
Introdução ao armazenamento de dados
Os dados são um dos ativos mais importantes do mundo moderno. Como ilustramos anteriormente, as pessoas acumulam inúmeros arquivos que contêm informações valiosas que desejam manter em segurança. Felizmente, há duas formas comuns e baratas de um usuário armazenar seus dados e seus sempre importantes backups.
Armazenamento na nuvem
Embora “a nuvem” tenha se tornado uma palavra importante, sua definição ainda pode causar confusão. A nuvem existe em centros de dados remotos que você pode acessar através da Internet. Qualquer dado que você tenha carregado na nuvem existe em servidores dedicados e volumes de armazenamento alojados em armazéns distantes, muitas vezes situados em locais cheios de tais armazéns. Os centros de dados são de propriedade de provedores de serviços na nuvem, que são responsáveis por manter os servidores em funcionamento.
Para manter seus dados fisicamente seguros contra roubo e destruição, e para garantir que estejam disponíveis sempre que você quiser acessá-los, os centros de dados operam sistemas de refrigeração extensivos para evitar o superaquecimento do equipamento eletrônico. Além disso, têm pelo menos um gerador de reserva em caso de quedas de energia. Mas como eles garantem que esses dados fiquem seguros na mundo cibernético? Os sistemas em nuvem utilizam processos de autenticação como nomes de usuário e senhas para limitar o acesso, e criptografia de dados para proteger os dados roubados ou interceptados. Entretanto, é importante lembrar que as senhas podem ser descobertas. Normalmente, o prestador de serviços detém as chaves de criptografia de seus dados, o que significa que empregados desonestos poderiam, teoricamente, acessá-los. Da mesma forma, seus dados também podem ser potencialmente pesquisados e apreendidos por entidades governamentais.
Isto suscita a pergunta: confiar ou não confiar? Como as empresas de armazenamento em nuvem vivem e morrem por sua reputação, você pode ter certeza de que elas se esforçam ao máximo para usar as técnicas de segurança mais avançadas e fornecer o serviço mais confiável possível. Para ajudar a garantir a segurança de seus dados caso você opte por armazená-los ou fazer backup na nuvem, mantenha qualquer informação verdadeiramente sensível em uma nuvem privada atrás de um firewall.
Disco rígido externo
Com um disco rígido externo, você mesmo pode fazer backup manualmente de todos os seus dados e arquivos em um dispositivo físico, podendo acessá-lo em qualquer momento. Esses discos são uma maneira confiável de conseguir redundância de dados. Um disco rígido externo não depende do acesso à Internet como os serviços baseados na nuvem. É uma solução fácil para transferir dados a um novo dispositivo. Entretanto, o uso de discos rígidos externos requer uma abordagem mais prática para fazer o backup de seus dados. É sua responsabilidade fazer backups regularmente e armazenar seu disco rígido em um local seguro. Enquanto as soluções em nuvem oferecem enormes quantidades de armazenamento, o espaço de armazenamento em discos rígidos é limitado, portanto você pode ter que comprar mais de um dispositivo. Procure um drive externo com pelo menos um terabyte de espaço para acomodar todos os seus dados, o que tende a se acumular rapidamente.
Dê o pontapé inicial em sua limpeza digital
Quando limpar a garagem e arrumar sua casa, tenha o mesmo cuidado de fazer alguma limpeza digital neste Dia Mundial do Backup. Dê aos seus dispositivos, aplicativos e contas on-line uma boa limpeza. Fique tranquilo ao saber que todos os seus dados valiosos são armazenados em um lugar seguro… E que você tem um backup no caso de algo dar errado. Lembre-se: a proatividade vai muito além da segurança cibernética e da proteção de suas informações.
The post É o Dia Mundial do Backup! Veja como pode preservar seus arquivos appeared first on McAfee Blog.